Marketing digital: o que é?

O marketing digital é um tipo de ferramenta muito utilizada pelas empresas nos dias de hoje, como estratégia.

Apesar de parecer um conceito muito claro, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como ele funciona.

Por conta disso, preparamos um conteúdo completo sobre o que é e como funciona marketing digital.

O que é o marketing digital?

O marketing digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ela é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de uma forma personalizada e direta.

Essa ferramenta é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje.

O termo é utilizado para resumir todos os seus esforços dessa área no ambiente online de uma empresa.

Usando canais digitais, como blogs, motores de busca, mídias sociais e e-mail, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.

O marketing digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, etc.

Dessa forma, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

Conceitos-chave de marketing digital

Assim como cada especialização tem suas especificidades, o marketing digital é um universo com os seus próprios termos.

Conheça os principais conceitos-chave do marketing digital:

Persona

Ao contrário das estratégias tradicionais, o marketing digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais e que representam o seu comportamento ideal.

Dessa forma, você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

Lead

Os leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial.

Além disso, os leads são usados para nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.

Funil de vendas

O funil de vendas, também conhecidos como jornada do consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.

Entre as suas inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferencias e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

Landing Page

Os landings pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão.

A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca.

São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

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