OKR: conheça a ferramenta que faz parte da rotina das grandes empresas

Hoje em dia, as maiores empresas do mundo já contam com o auxilio da ferramenta do OKR em seu dia a dia.

Todos os envolvidos neste ramo sabem que ter objetivos claros e manter todas as atividades funcionando em plena harmonia é essencial para que a companhia apresente bons resultados.

E, por conta disso, é considerado que os empreendimentos que ainda não a utilizam podem acabar sofrendo as consequências dentro do mercado, pois o seu caminho será ainda mais complicado.

Apesar do aumento na sua popularidade, muitas pessoas das grandes empresas ainda não conhecem o OKR á fundo e nem sabe como aplica-lo em seu empreendimento.

Por conta disso, preparamos um conteúdo completo para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, confira!

O que é o OKR e como ele funciona?

A sigla OKR vem do inglês Objectives and Key Results, que em tradução significa Objetivos e Resultados-chave.

Sua principal função é estruturar ações de uma forma que os objetivos organizacionais sejam alcançados com mais agilidade e eficiência.

Esse tipo de abordagem envolve todo um processo, desde a maneira como os propósitos e metas são definidos até a forma como tudo é mensurado e acompanhado.

O OKR pode parecer algo difícil de compreender, mas acontece que ele é mais simples do que imaginamos.

Uma vez que a grande empresa tem como base a definição de objetivos, o seu próximo passo é desdobrar esse propósito em pequenas metas para que o caminho seja traçado tranquilamente.

O que for conquistado a partir deste ponto passa a ser o resultado-chave.

Quais vantagens uma grande empresa tem ao usar o OKR?

Existem as mais diferentes vantagens de uma grande empresa utilizar o OKR, elas são:

Reduz o tempo para definir metas

A simplicidade do método faz com que o processo de definição de metas seja muito mais rápido e fácil, o que reduz drasticamente o tempo usado neste desenvolvimento.

Mantém o foco dos colaboradores

Com o número mais reduzido de metas, será possível criar um foco mais centrado de todos os membros da sua equipe.

Mais agilidade no desenvolvimento

Usando este tipo de ferramenta, será possível criar ciclos mais curtos de metas, dos quais permitem ajustes rápidos e uma melhor adaptação ás mudanças.

Oferece mais autonomia e responsabilidade

As equipes poderão receber uma direção mais clara para seguir, além de contarem com a opção de escolher como alcançar as metas, tornando-se mais responsáveis por seus serviços.

Grandes empresas que utilizam o OKR

Aqui iremos mostrar alguns exemplos de grandes empresas que já utilizam o OKR na sua rotina e possuem ótimos resultados com isso:

Google

No inicio, o Google tinha um objetivo: organizar as informações do mundo e torna-las universalmente acessíveis e úteis.

Com isso, John Doerr levou o conceito de OKR para a empresa e fez com que ela crescesse de 30 funcionários para 70 mil.

Tudo isso fez com que o Google se tornasse referencia no assunto e é conhecida por ter equipes altamente engajadas.

Amazon

O segundo exemplo é a Amazon. A empresa é considerada uma das mais importantes no setor de comércio eletrônico.

Seu principal objetivo é tornar o processo de compra e venda rápido, barato e fácil.

Em uma empresa deste porte, há sempre chance de falha de comunicação e até mesmo expectativas incompatíveis.

Neste sentido, o OKR auxilia no momento de garantir que todos os colaboradores estejam devidamente alinhados.

Adobe

A Adobe Systems Inc. é uma grande empresa americana de software multinacional, responsável por diversos programas usados diariamente em todo o mundo como PDF, Acrobat Reader e Photoshop.

Uma grande parte do seu sucesso foi decorrente da gestão de pessoas da marca e também da boa utilização de OKRs.

Microsoft

A Microsoft é uma marca consolidada no mercado da tecnologia e ela também é um exemplo do uso de OKRs.

Bill Gates, o dono dessa grande empresa, diz que a ferramenta tem uma grande influência em seu próprio estilo de gerenciamento.

O empreendimento obtém mais resultados por meio dessa metodologia e a partir deles é possível mensurar o que é e o que não é importante para o negócio naquele momento.

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