Por que empresas do futuro tem o OKR como principal ferramenta de engajamento e metas?

OKR, ou “Objective and Key Results” ou “Objetivos e Resultados-chave”, em tradução livre, consiste em uma metodologia que ajuda uma empresa não apenas a se planejar para alcançar metas, mas também a traçar o caminho para isso. O modelo de gestão por OKRs busca estabelecer direções claras para alcançar os números que indicam o crescimento de um negócio.

A metodologia OKR traz uma série de benefícios para os negócios e no gerenciamento de uma equipe em busca do sucesso das atividades. O acompanhamento dos objetivos e dos resultados-chave, torna mais evidente para toda a equipe qual é o futuro almejado pela empresa. E da mesma forma, auxilia a medir o quão próximo o time está dessa meta.

Como a metodologia OKR é dividida?

A definição de foco, permite agir de forma mais coordenada e clara em prol de um objetivo. Para isso, no entanto, é necessário definir resultados-chave delimitados e claros para cada objetivo. Um exemplo prático é a definição de KPIs de vendas e seus indicadores.

Em seguida, vem o alinhamento estratégico, que coloca todos os membros de uma equipe em sincronia à favor de um projeto claro, que facilita e valoriza a colaboração, além de criar um compromisso para alcançar o objetivo.

Vantagens do OKR

O modelo OKR pode ser adaptado a cada ciclo caso ocorram mudanças relevantes que forcem esse tipo de ajuste, uma vez que são previstos planejamento de curto prazo. Dessa forma, é possível monitorar regularmente a situação e garantir que o projeto não saia dos trilhos. Além disso, a criação das metas também é rápida e prática e pode ser concluída em apenas algumas horas.

A flexibilidade do sistema tende a acelerar o desempenho dos colaboradores por meio de métricas claras que podem ser monitoradas e que são facilmente mensuráveis para garantir o bom andamento dos processos. Por fim, o método valoriza a inovação, já que estimula a cooperação e um ambiente positivo de confiança, além de abrir mais espaço para novas ideias.

 

×